O Programa conta com uma ROBUSTA INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL, com destaque aos laboratórios de ponta.

Temos acesso ao parque de infraestrutura da Universidade de São Paulo e, principalmente, do Complexo do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP. O Complexo HC ocupa uma área total de 600 mil metros quadrados com cerca de 2.400 leitos distribuídos entre seus 8 institutos especializados e 2 Hospitais Auxiliares.

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é reconhecida pelo seu pioneirismo e excelência nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão universitária. A Instituição investe em modernização, inovação tecnológica e plataforma educacional, além de firmar parcerias com a iniciativa privada e expandir o processo de internacionalização para ser um centro educacional de referência no mundo. A Faculdade de Medicina da USP é constituída por 17 departamentos, entre eles o Departamento de Ortopedia e Traumatologia e o Departamento de Clínica Médica, a qual pertence a Disciplina de Reumatologia junto com as disciplinas de Clínica Geral e Propedêutica, Emergências Clínicas, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Imunologia Clínica e Alergia, Medicina Molecular e Nefrologia.

Para desenvolvimento dos projetos de pesquisa temos no Programa, à disposição dos nossos alunos, o prédio do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da FMUSP, que congrega todas as atividades de ensino, pesquisa e assistência do Departamento de Ortopedia e toda área da Reumatologia, que possui os laboratórios no prédio principal da FMUSP e também áreas dentro do próprio Hospital das Clínicas.

A estrutura do IOT ocupa dois edifícios: o primeiro com dez pavimentos e o segundo com quatro, totalizando 25.000m² de área construída. Ambos estão destinados ao tratamento das enfermidades do aparelho locomotor. O IOT conta ainda com sete laboratórios de especialidades e um corpo clínico com aproximadamente 160 médicos, entre os quais: ortopedistas, residentes na especialidade e um grupo próprio de anestesiologistas. Ainda fazem parte deste grupo: pediatras, geriatras, fisiatras, cirurgiões de tórax e plásticos, urologistas e cardiologistas, os quais dão apoio médico aos pacientes em tratamento ortopédico. Conta com laboratórios equipados para atender as necessidades dos docentes, discentes e pesquisadores e com um Centro Cirúrgico com 11 salas, considerado também como local de ensino e desenvolvimento de vários projetos de pesquisa. Dentro da estrutura, um Centro de Pesquisas Clínicas foi projetado e concebido dentro das rígidas normas de Boas Práticas de Pesquisa Clínica. Destaca-se a existência de Divisão de Medicina Física (625 m2 de infraestrutura de reabilitação), contemplando Serviços de Fisiodiagnóstico, Serviço de Reabilitação e Serviço de Fisioterapia. Há Serviço de Terapia Ocupacional, Serviço de Psicologia e Serviço Social Médico. Há também a divisão específica de Próteses e Órteses (760m2 de oficinas), composta pelo Serviço de Produção de Instrumental Cirúrgico – Seção de Próteses, Seção de Órteses, Seção de Selaria, Coletaria e Sapataria, além de Seção de Expediente, almoxarifados e áreas de apoio. O IOT contempla o centro de Radiologia com ressonância magnética, aparelhos de radiografia e ultrassonografia e sala de laudos voltada para o Sistema Musculoesquelético, o que facilita o acesso do pós-graduando ao aprendizado prático, bem como a utilização desses métodos nos projetos de pesquisa.

Na Reumatologia, temos a área de pesquisa dentro da Faculdade onde se situa o LIM 17 (Laboratório de Investigação em Reumatologia), que conta com oito laboratórios, todos reformados com auxílio FAPESP, e que oferecem treinamento em pesquisa básica e clínica em Imunologia Celular; Imunologia Humoral; Matriz Extracelular; Metabolismo Ósseo, HR-pQCT, Densitometria Óssea e Biópsia Óssea; Lyme (Síndrome Baggio Yoshinari); Miopatias Inflamatórias; Fisiologia Aplicada & Nutrição e Síndrome Antifosfolípide. Possuímos também um Biotério para experimentação do Departamento de Clínica Médica que é coordenado pela Disciplina de Reumatologia. A enfermaria da Reumatologia está localizada no Instituto Central do Hospital das Clínicas, possui 16 leitos para internação distribuídos em apartamentos duplos e 10 leitos destinados ao hospital-dia de Reumatologia. Nosso grupo atende aproximadamente 29.000 pacientes por ano, distribuídos em 24 ambulatórios especializados, triagem, pedido de consulta e infiltração. Todo o atendimento é realizado em prontuário eletrônico, em um programa pioneiro de base de dados específico da especialidade. Também possui as áreas de treinamento em ultrassom, capilaroscopia, medicina esportiva aplicada às doenças reumatológicas, centro de infusão e experiência em pesquisa. Assim sendo, faz parte do nosso Serviço um Laboratório de Condicionamento Físico e Reabilitação de Pacientes Reumatológicos (LACRE) e um Centro Multidisciplinar de Dispensação de Medicação de Alto Custo (CEDMAC). Este último possui uma parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo e se tornou o Centro Coordenador de uma rede de centro de biológicos no Estado de São Paulo associadas a hospitais terciários.

LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO MÉDICA DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DOS MOVIMENTOS (LEM)

LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA

LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA DO APARELHO LOCOMOTOR

LABORATÓRIO DE MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA

LABORATÓRIO DE ARTROSCOPIA

NÚCLEO DE ORTOPEDIA REGENERATIVA, BANCO DE TECIDOS E TERAPIA CELULAR

CENTRO DE PESQUISAS CLÍNICAS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TRAUMATIZADO RAQUIMEDULAR E NERVOS – LETRAN

LABORATÓRIO DE MICROORGANISMO E ARTRITE

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E CONDICIONAMENTO EM REUMATOLOGIA (LACRE)

LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA CELULAR

LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA HUMORAL

LABORATÓRIO DE METABOLISMO ÓSSEO, HR-pQCT, DENSITOMETRIA ÓSSEA E BIÓPSIA ÓSSEA

LABORATÓRIO DE MIOPATIAS INFLAMATÓRIAS

LABORATÓRIO DE SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPIDE

LABORATÓRIO DE MATRIZ EXTRACELULAR

NUCEL e o MedCell

Informática

Biblioteca

Administrativa