O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática (SBDCD) Prof. Manlio Mario Marco Napoli do Instituto de Ortopedia e Traumatologia tem como objetivo dar suporte às atividades de Ensino e Pesquisa da comunidade médica, paramédica e estudantes de pós-graduação da instituição, por meio de tratamento, recuperação e disseminação de informações da área. O serviço está organizado nas seções de Biblioteca, Documentação Científica e Apoio à Atividade Didática e Institucional. Constitui a mais completa biblioteca na área de Ortopedia e Traumatologia de toda a América do Sul. Criada em 1953, seu acervo histórico de livros e periódicos é considerada referência para todas as instituições de ensino do país.

Esta Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 2.200 livros, 369 dissertações de mestrado, 368 teses de doutorado, 85 monografias, 108 memoriais, 93 apostilas de cursos, 136 títulos de periódicos, 384 CD-ROMs e 301 DVDs, além de um acervo de 23.000 slides. Conta ainda com acesso às bases de dados SIBI, CAPES, PUBMED, BIREME, ISI entre outras na área da Saúde para recuperação de artigos científicos em texto integral e realização de levantamentos bibliográficos.

O SBDCD conta com recursos próprios e do Centro de Estudo Godoy Moreira – CEGOM e procura captar recursos financeiros junto a agências financiadoras oficiais e, principalmente, junto a iniciativa privada através de doações.

A Seção de Documentação Cientifica e Didática proporciona apoio didático necessário para as apresentações dos trabalhos científicos por meio de realização de imagens, vídeos e montagem de aulas com recursos multimídias, bem como às Reuniões Clínicas e à Teleortopedia.

Serviços Prestados: Pesquisas de artigos em Bases de Dados Nacionais e Internacionais; Levantamentos bibliográficos; Compra de Artigos via Bireme/SCAD; Orientação a pesquisa em Base de Dados Nacionais e Internacionais; Orientação, Pesquisa e Localização de Informações e Materiais Bibliográficos em Base de Dados Local (acervo físico); Orientação bibliográfica (auxílio na elaboração de referências e citações); Disseminação Seletiva de Informações: envio mensal de sumários dos principais periódicos da área aos associados da biblioteca.

Apoio à Atividade Didática e Institucional: Produção Gráfica. Montagem de Aula; Gravação de CDs e DVDs; Edição de Vídeos; Scanner Imagens, slides e negativos; Tratamento de Imagens; Criação de logo, banners, folders e imagens; Atendimento técnico especializado na Teleortopedia Suporte técnico na área de informática aos usuários.

Temos à disposição 2 bibliotecárias que auxiliam nossos estudantes no que for necessário para o desenvolvimento de normatização das teses e dissertações.

Temos também a biblioteca localizada na Faculdade de Medicina da USP que tem integração com os conteúdos da Biblioteca Digital de Produção Intelectual e Biblioteca Virtual de Educação em Ciências da Saúde. Possui mesas para trabalhos colaborativos entre estudantes, com acesso a TVs Led para projeções e recurso de projeção através de projetor multimídia de alta performance de luminosidade. Possui também 40 Tablets e 10 Ultrabooks para empréstimo aos alunos, para uso dentro da biblioteca, acesso à Internet por WiFi (roteadores de alta performance) com controle de tempo de uso (semelhante a Telecentros) e por cabo (nas mesas interativas ou estande de download), 4 TVs Led Interativas de 60 polegadas (tipo Smart TV) com suporte móvel, e com recurso de recepção de dados por WiFi ou Bluetooth, 50 fones de ouvidos individuais para empréstimo e com transmissores WiFi (semelhante ao sistema de tradução simultânea) e central de apoio ao usuário com 1 impressora laser preto e branco, 1 scanner de mesa, 1 câmera e 1 impressora a laser colorida.

Possui acesso à diversas bases de dados como Dedalus, SIBi (Sistema Intregrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo), PBi (Portal de Busca Integrada), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PubMed, além de Embase, Scopus, UpToDate, Web of Science e outras bases.

O panorama geral de 2019 para os serviços e produtos da Biblioteca da FMUSP foi:

Acervo – 54.612 livros, 14.773 teses, 253.546 fascículos de feriódicos, 182 multimeios e 49.917 outros. Total geral do acervo: 373.030.

Circulação no acervo – 8.414 empréstimos, 18.506 consultas, E-books: 25.740 acessos e 4.207 downloads.

Dissertações e Teses Digitais da FMUSP (dados da BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações): 3.948 teses, 2.611 dissertações, 39 livre docências. Total geral: 6.598

A equipe da Biblioteca organização toda a informação do Observatório da Produção Intelectual do Sistema FMUSP-HC, que tem o objetivo de reunir e dar visibilidade a um trabalho conjunto e de relevância nacional e internacional, com acesso aos dados da produção científica mais relevante de forma automatizada dos Institutos HCFMUSP, FMUSP, Hospital Universitário – HU, Instituto de Medicina Tropical – IMT e dos Laboratórios de Investigação Médica – LIMs.

A Biblioteca da FMUSP também organiza diversos cursos e eventos abertos para os alunos da graduação e pós-graduação, que são divulgados na página da Faculdade de Medicina.